sábado, 5 de abril de 2008

Planeta Hattrick

Sempre fui um adepto incondicional dos jogos de computador em geral, mas muito em particular dos jogos de estratégia de futebol, onde a famosa série "Championship Manager" (ou CM para os amigos...) era o jogo de referência para os treinadores de bancada como eu.

Desde o célebre CM2 (época 97/98) até aos mais recentes, tenho muitas e boas recordações de equipas em que peguei e com as quais fiz campanhas gloriosas, em especial o meu Sporting, com o qual fiz um jogo de mais de 20 (!!!) épocas no qual atingi o “auge futebolístico”. Recordo ainda com saudade os campeonatos com o Manchester United e com o Levante (da 2.ª divisão espanhola até ser campeão).

Mas tirando uma altura em que fazia noitadas a jogar CM com um amigo da Universidade, sempre tive alguma frustração por este ser um tipo de jogo solitário em que jogamos apenas contra um computador... sepre senti que lhe faltava aquela componente da interactividade com os amigos e com outras equipas reais.

Quem é que não gosta de se vangloriar por ter sido campeão, por ter tido o melhor marcador ou até lamentar-se com um amigo por ter perdido um jogo injustamente?

E que tal se pudéssemos assumir o papel de um jovem Manager de uma recém formada equipa, com o objectivo de virmos um dia a ser a melhor equipa do mundo? E se para isso tivéssemos que competir contra cerca de 1.000.000 de equipas de todo o mundo que também ambicionam essa mesma glória?

Pois bem, para isso temos o Hattrick! (www.hattrick.org)

O Hattrick é o maior e mais popular jogo online de gestão de futebol, onde gerimos uma equipa de futebol virtual e competimos contra utilizadores de todo o mundo. Tudo o que é necessário é um Browser!

Neste jogo, que tem tanto de futebol como de gestão, assumimos o papel de Presidente e de Treinador da equipa, com um controlo sobre tudo o que rodeia o dia-a-dia de um clube de futebol. É-nos atribuída uma equipa que começa na última divisão de Portugal e os jogos acontecem em tempo real duas vezes por semana, com o jogo do campeonato ao sábado e o amigável à 4. ª feira. Pode-se ligar a qualquer hora para ver como está a equipa, dar ordens de treinos, comprar/vender jogadores ou apenas para falar com outros jogadores de Hattrick.

Saliento alguns aspectos que, para mim, são a base da popularidade deste jogo em todo o mundo:

- A mecânica do jogo foi concebida de modo a que todos possam ter as mesmas possibilidades de sucesso, independentemente de olharem diariamente para a equipa, ou apenas uma vez por semana. Mas, como em tudo na vida, quanto mais tempo se dedicar ao clube, mais rapidamente se alcançam grandes feitos...

- A simplicidade do jogo é também um dos pontos fortes, já que facilmente um novo jogador consegue entender a sua forma de funcionamento. A equipa de desenvolvimento do jogo tem conseguido introduzir constantes melhorias e novas funcionalidades, sem nunca perder essa simplicidade a que estamos habituados.

- Por último, e sem dúvida o mais importante é a comunidade do Hattrick e a interactividade que se consegue criar com pessoas que nem sequer conhecemos! No meu caso posso dizer que fiz bons amigos de norte a sul do país e tudo apenas fruto de uma ligação virtual que rapidamente se transformou em amizades reais. Somos já um grupo de 30 amigos que se juntou numa Federação e que se reúne de tempos a tempos para um convívio que vai desde futeboladas a paintball... só por isso, já valia a pena jogar Hattrick!


A minha equipa chama-se "Lagartos Douro F. C.", ando pela 6.ª divisão portuguesa que conta com 50.000 equipas activas, mas comecei na 9.ª em 21/04/2006. Durante estes 2 anos, nos quais fiz 6 épocas, conquistei 4 tí­tulos de campeão, o que não é nada mau.

Algumas estatísticas:

- Títulos de campeão: 4 (IX.ª, VIII.ª e duas vezes da VII.ª divisão)
- Títulos de melhores marcadores: 3 (Ronaldo Weide com 11 golos na IX.ª e com 9 golos na VIII.ª e Edmundo Ferrol com 8 golos na VII.ª)

- Jogos oficiais: 100
- Vitórias: 62
- Empates: 7
- Derrotas: 31
- Golos marcados: 320
- Golos sofridos: 173
- Jogador com mais jogos: Zé Luso (114)
- Jogador com mais golos: Zé Luso (38)
- Sócios do clube: 1602
- Total de compras: 10,2M €
- Total de vendas: 8,8 M €

Sendo este um dos meus hobbies (como já deu para ver...), de vez em quando vai aparecer neste blogue uma mensagem ou outra relacionada com o tema, quer seja uma análise a um jogo da equipa, uma comemoração de um tí­tulo (espero eu) ou apenas para desabafar a frustração de uma derrota.

Saudações Hattrickianas!

Jorge Lagarto
Presidente, Treinador e Gestor dos Lagartos Douro F. C.

2 comentários:

C.Esteves disse...

O Planeta Hattrick já despertou em mim diversos sentimentos.
Primeiro de surpresa por descobrir que existia assim uma organização: jogar gerindo equipas em tempo real e com adversários de todo o mundo! Maravilhoso. Explorava as bandeiras dos outros países, os outros jogadores e suas nacionalidades, os seu emblemas... um mundo para descobrir...

Depois do deslumbramento a desilusão: esse mundo consumia mais tempo do que aquele que eu considerava razoável para um PASSATEMPO.

Numa segunda fase a raiva.... só ATTRICK , ATTRICK, e nada mais que ATTRICK para os tempos livres. A família ficava esquecida... e quantas vezes eu cheguei a casa cansada do trabalho e nem o jantar feito. Raiva, mesmo ódio...
Surgiu a minha vontade de fundar uma associação das esposas dos Attrickianos.
Cedo descobri que tal era impossível: nas casas dessas esposas e namoradas devia-se passar o mesmo que na minha: sempre que ia para usar o computador estava ocupado. "Agora não dá, que estou a comprar jogadores.""Agora não podes mexer que tenho uma conferência da Associação daqui a 20 minutos..." As desculpas eram sempre mais que muitas, e o acesso ao computador negado... os problemas que isso deu...

Depois veio a indiferença: EU Consigo Viver Como Se Não Houvesse Attrick.
Claro que não deu resultado: não se consegue fugir à realidade.

Mas..... como mulher inteligente que sou, agora.... sei tirar partido do Hattrick.
O sentimento de culpa do hattrickiano que mora comigo, pelo tempo que isso lhe rouba à família, pode ser bastante proveitoso: nada que uma mulher com dois palmos de testa não consiga reverter para seu favor... :)

Por isso eu digo: Viva o Hattrick, todos os passeios de Domingo, os jantares românticos, prendas, mimos, e "hoje és tu que te levantas para apagar a luz", e "vais-me buscar um copo de água", que dele são resultado.

Até as maiores dificuldades acabam por ser proveitosas, se as soubermos aproveitar...

E claro, quando o preço que eu cobro pelo Mundo Attrick for muito caro para pagar, ..., então que venda a equipa e abandone o jogo, porque o que eu tenho para oferecer é muito mais maravilhoso, surpreendente, real e imensamente divertido, que esse jogo virtual. :)twe

CR disse...

Aqui fica o desafio:

Escrever uma crónica que não envolva:
- Hattrick;
- Futebol (bater em ceguinhos);
- Selos;


...Curioso... Existirá vida em Marte, ou Roswell foi apenas mais uma invenção Americana para manter as ovelhinhas controladas?!