segunda-feira, 6 de maio de 2013

Percurso: Sertã > Barragem da Bouça > Sertã
Distância: 38,6 km
Subida/descida acumulada: 834 metros / 836 metros
Diferenças de altitudes: 269 metros (desde 187 metros até 456 metros)

Posso dizer que esta prova surgiu quase sem querer, já que a ideia era fazer uma prova por mês e o mês de Abril já estava reservado para a de Idanha-a-Nova. Mas poucas semanas antes e em conversa com um amigo da Sertã, descobri que ambos gostávamos de dar uns passeios de BTT e ele logo me fez o convite para aparecer nesta maratona que eu desconhecia por completo, mas que, segundo ele, valia a pena participar.

Depois de feito o convite ao meu parceiro da bicicleta, fizemos a inscrição e aguardamos pelo grande dia em que iriamos até à bonita vila da Sertã experimentar uns trilhos novos.

O local de concentração era na Alameda da Carvalha, um sitio fantástico junto à ribeira que convida a um passeio com a família num domingo à tarde!

Mas infelizmente não havia tempo para apreciar a paisagem, porque chegamos em cima da hora e por isso foi só levantar o dorsal, preparar as bicicletas e alinhar linha da partida.

Apareceram cerca de 180 pessoas, o que para mim representou um grande salto já que era mais do dobro doas pessoas que tinham participado na minha anterior prova, por isso a expectativa era muita de ver como é que me portava. O ideal seria não chegar em último... hehehe

A altimetria da prova metia respeito e prometia que iria haver de tudo... e houve!

Desde grandes subidas em que lá a tive que levar à mão algumas vezes até umas descidas valentes onde rolei quase até aos 50 km/h. Mas melhor do que isso foram os single tracks da parte final da prova que eram simplesmente fantásticos (muito técnicos), sem esquecer, é claro, o túnel com uns bons 100 metros, por onde tivemos que passar numa total escuridão! Inesquecível.

Não podia deixar de falar do abastecimento! Para quem, como eu, estava habituado a umas sandochas e um sumo ou uma peça de fruta a meio da prova para recuperar forças, aparecem-me com uma grelha a assar febras e entremeada... lindo serviço! E agora quem é que tem vontade de continuar?

Posso dizer que, só à minha conta, "voaram" umas quantas sandes de pão com carne.... hehehe... tinha acabado de subir desde o fundo da barragem e sinceramente quando vi este manjar, decidi que só de lá saia quando tivesse a pança cheia!

Claro que depois quando arranquei, aquilo custou um bocado a pegar no ritmo, mas nada que um novo abastecimento mais à frente não tivesse resolvido com uma cervejinha fresca para ajudar a empurrar!

Aliás, em matéria de comidas e bebidas, acho que poucos se devem equiparar a esta prova. É que, no final, o almoço foi um prato de bucho e maranho da região, serviço pela Santos & Marçal SA, e acompanhado da famosa sopa de peixe da "Dona Helena" de que eu tanto gosto... divinal.

Dou os parabéns à organização, porque nota-se que tudo fizeram para proporcionar um dia em grande a quem decidiu vir até à Sertã... espero voltar no próximo ano, porque fiquei com água na boca.

Deixo por último o mapa de altimetria e os dados da minha prova: